O assunto beleza desperta a atenção da mulher em quase toda situação. Sério! São poucas as mulheres que não se preocupam com os quilinhos a mais, com as marcas da idade e com as imperfeições do corpo. Isto é notório pelo sucesso que fazem as indústrias da beleza e da moda. Veja que, mesmo em meio a crises, como a que vivenciamos em nosso país, as mulheres sempre encontram uma forma de investir em uma roupa nova ou em algum produto que possa contribuir para melhorar sua aparência.
Obviamente, a Bíblia não condena a beleza, somente ressalta a sua efemeridade, assim como a transitoriedade da vida como um todo. Não é sem razão que Tiago (4: 14) nos adverte sobre a incerteza do amanhã e nos indaga: “Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” Diante dessa verdade, seria um grande equívoco colocar a nossa energia, esforço e esperança naquilo que não persistirá.
Contudo, realmente precisamos nos preocupar com o corpo e não há problema algum em nos atentarmos para a aparência física e dela cuidarmos bem. Porém, o melhor de nós e o nosso maior empenho devem estar voltados para a Palavra do Senhor, a fim de esquadrinharmos o verdadeiro sentido da beleza. Mas, ao fim, como é uma mulher bela aos olhos de Deus?
Poderíamos observar e analisar a vida de tantas mulheres nas Escrituras que, apesar de suas fraquezas e imperfeições, o que é comum a todo ser humano, nos serviriam de exemplo e inspiração. Todavia, neste momento, quero encorajar você, mulher, a examinar a vida de apenas três delas e buscar seguir de perto os seus passos para que se torne cada dia mais bela diante do Pai e também um modelo e fonte de influência para outras.
A primeira delas é Rute, uma mulher de coração abnegado e dedicado, que renuncia os seus próprios interesses a fim de garantir vida e futuro para sua sogra. Não foi assim? Esta jovem entregou-se ao cuidado de Noemi e ao compromisso de servir e obedecer ao seu Deus, mesmo não havendo, aparentemente, nenhuma esperança para o futuro. Que a atitude do coração desta mulher nos sirva de modelo e que tenhamos mais mulheres dispostas a caminharem em passos firmes de amor, de solidariedade e de fidelidade a Deus, mesmo em circunstâncias difíceis e desfavoráveis. E que, num mundo hostil e cheio de pessoas egoístas e autocentradas, encontremos mais mulheres que saibam abrir mão de seus supostos direitos, aprendendo a arte de dividir e compartilhar. Observe se não é assim que Paulo (Fl. 2: 4) nos exorta a viver: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.”.
Lembremo-nos também da vida de Ester, uma mulher ousada e corajosa que, mesmo com muito temor, quando instruída por aquele que a havia adotado como filha, dispôs-se a desafiar o perigo iminente a sua vida, saindo em defesa de seu povo que estava destinado ao extermínio pelas mãos de um homem ímpio. Esta mulher, com muita estratégia e sabedoria dadas por Deus, consegue os meios e caminhos para o povo judeu vencer os seus inimigos. Incrível como Deus cuidou e direcionou os passos desta órfã judia a fim de que o Seu plano perfeito para o povo se cumprisse. Deus usou esta bela mulher para cumprir os seus propósitos e também nos poderá usar da forma mais improvável possível para defender nossa fé, nossa família, nossa comunidade de fé e nosso compromisso com Ele. Que a coragem e ousadia de Ester nos levem a dizer: “porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Fl. 1:21) .
Por fim, examinemos o exemplo de Maria, a mãe de nosso Senhor, que, ao ouvir o anúncio do anjo, não temeu e nem hesitou disponibilizar sua vida e expor sua reputação a desonra pública a fim de cumprir a vontade de Deus. Não foi assim que disse Maria? “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra” (Lc. 1: 38). Por mais estranha que pudesse parecer aquela situação, ela se ofereceu como um instrumento útil nas mão de Deus. Que tenhamos o coração de Maria, disposto a obedecer ao Senhor e a pagar o preço necessário para que Sua vontade se cumpra em nossas vidas e que todos os nossos dons, talentos e habilidades sejam usados para a Sua glória e para o benefício comum.
Que belos exemplos! Que lindas mulheres! Que suas atitudes nos sirvam de inspiração e nos façam aproximar mais daquela beleza que Deus quer ver estampada em nossas vidas. Que nos tornemos mulheres cada vez mais bonitas em um contexto de tantas mulheres que, apesar de belas, são extremamente feias aos olhos de Deus!
Por pastora Sônia Ribeiro